Semana MUEVE

Del 17 al 25 de septiembre de 2022

Prática da Corrida e o Sesc Vila Mariana (São Paulo – SP – Brasil)



Em 2012, a unidade do Sesc Vila Mariana recebeu o MOVE Congress 2012, participando, assim, dos primeiros passos do Sesc SP na coordenação da Semana Move no Brasil. Desde então, abriu-se um caminho para engajar e inspirar mais pessoas na prática regular de atividades físico-esportivas e de lazer. A partir daí, os eventos que se sucederam tinham por referencial ações e práticas esportivas que fossem acessíveis à população do entorno. E, em determinado momento, nos encontraramos com a caminhada e a corrida.

Em 2015, uma das atividades do evento foi o Espaço Move Brasil Corridas, realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, que contou com dois dias de bate-papos, aulas abertas, treinos gratuitos e mais de 5000 participantes. Entre os convidados, estiveram a paratleta Terezinha Guilhermina e o maratonista Marílson Gomes dos Santos. Em 2016, ao entender o cenário em que está inserido e quais práticas físico-esportivas e de lazer estão presentes no contexto da unidade e de seu entorno, o Sesc Mariana voltou seu olhar para as práticas urbanas. Mais do que isso, passou a auxiliar as pessoas a iniciar ou desenvolver uma prática regular de atividade física.

Diante disso, nos anos que se seguiram, a corrida e a caminhada passaram a integrar a rotina do Vila Mariana em especial a partir do Sesc Verão, que visa conectar, a partir de eventos e encontros, a prática esportiva aos movimentos mais ancestrais, a primeira turma de Corrida e Caminhada do Sesc Vila Mariana foi implantada. Inserida no Programa Sesc de Esportes, foi resultado de um trabalho de construção da cultura para a prática da corrida.

Podemos dizer que, hoje, além de outras práticas, a corrida também faz parte do rol de atividades de destaque do Sesc Vila Mariana, contribuindo de maneira significativa para alcançar os objetivos da Semana Move e incentivando a prática de atividades físicas e esportivas em prol da saúde integral dos indivíduos.